AGRA, A CIDADE DO AMOR E DO TAJ MAHAL
Nós passamos 2 noites e apenas um dia inteiro em Agra, mas foi o suficiente para conhecermos as duas grandes atrações da região: o Agra Fort e o famoso Taj Mahal. Já estávamos no 15º dia de viagem e já tínhamos visto muitos fortes pelo caminho, mas Agra não nos decepcionou com suas histórias de guerra e de amor.
Agra Fort
Vou contar a história bem resumida para vocês entenderem um pouco do que aconteceu na Índia na época dos marajás, reis e imperadores. Esse forte foi construído pelo imperador mongol Akbar entre 1565 e 1573. Seu neto, Shah Jahan, o mesmo que construiu o Taj Mahal, trouxe artistas de todas as partes da Ásia e adicionou mármore branco e pedrarias, deixando esse palácio ainda mais incrível. Por ironia do destino, esse lugar de mármore repleto de pedras e espelhos florais que costumava ser um palácio, foi onde Shah Jahan foi aprisionado por seu filho e passou os últimos 8 anos de sua vida! Sua única alegria era a vista para o Taj Mahal, mausoléu que ele mandou construir anos antes em homenagem à Mumtaz Mahal, sua esposa preferida! Que triste, né?
Taj Mahal
Como contei ali em cima, o Taj Mahal foi construído pelo imperador em homenagem à sua esposa preferida, Aryumand Banu Begam, que ele apelidou carinhosamente de Mumtaz Mahal, “a eleita do palácio”. Ao dar a luz ao décimo quarto filho, ela não sobreviveu, e o rei #chateado mandou construírem o Taj Mahal para abrigar o corpo e simbolizar o amor dos dois. Ele amava ela REAL, pelo jeito. Eu acho essa história um pouco mórbida, mas tem um significado bonito. A construção durou aproximadamente 22 anos e precisou de mais de 20 mil trabalhadores para ser finalizada. É MUITO enorme e lindo, inteiro feito em mármore branco, ametistas, safiras, jades e outras pedras da região. Em 1666, 5 anos depois do Taj Mahal ser finalizado, o antigo imperador morreu e foi enterrado ao lado de sua esposa preferida! Uma das provas de amor mais conhecidas do mundo. <3
O namo de vocês já fez alguma coisa assim por vocês? Não, né…
Brincadeira, ninguém quer um mausoléu por aqui.
Agra impressiona e não nos deixou na mão, mas 2 dias são mais do que o suficiente, existem poucas atrações e o resto da cidade é um CAOS. Algumas pessoas nem chegam a dormir em Agra, fazem bate e volta. Eu recomendo passar pelo menos uma noite, assim você consegue visitar o Taj Mahal no primeiro horário, que é o mais vazio e o mais bonito. Nós acordamos às 5:00 e às 5:40 já estávamos na fila, quando os portões abriram nós entramos rapidinho. Meia hora depois o final da fila já estava MUITO longe, então vale a pena fazer um esforcinho matinal nesse dia.