HOMUS TRADICIONAL E DE AVOCADO
Eu sempre AMEI comida árabe, e as pastinhas (homus e babaganoush) com pão sírio eram a minha parte preferida da refeição. Já comia com bastante frequência, mas depois que decidi virar vegetariana aumentei ainda mais o consumo de homus. A base da receita é o grão de bico, grão super nutritivo e proteico, ótima substituição para quem não está comendo carne.
Peguei a receita no homus tradicional no site da Bela Gil e depois separei metade e dei uma adaptada!
HOMUS TRADICIONAL
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de grão-de-bico de molho por 6 horas
- 1 xícara (chá) de tahine (pasta de gergelim)
- Suco de 1 limão espremido
- 1 dente de alho pequeno
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- Sal marinho
- 1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
- Água do cozimento do grão
- Páprica para enfeitar
Modo de preparo:
Escorra a água do grão-de-bico e em outra água leve ao fogo na panela de pressão. Adicione sal. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Quando terminar, peneire os grãos e reserve a água de cozimento. Coloque o grão-de-bico em um processador de alimentos e triture bem. Adicione o tahine, suco do limão, cominho e azeite. Continue a bater até obter a textura desejada. Se o homus estiver muito grosso, adicione um pouco da água de cozimento. Sirva com um pouco de azeite bom e salsinha picada e enfeite com páprica.
HOMUS DE AVOCADO
Ingredientes:
- Todos os ingredientes do Homus Tradicional
- 2 avocados ou 1 abacate
- Suco de 1/2 limão
Modo de preparo:
Depois do homus tradicional pronto, separe metade para adaptar e bata com 2 avocados pequenos bem maduros. Esprema mais um pouco de limão para o abacate não escurecer. Sirva com azeite de oliva e enfeite com fatias de avocado e pimenta do reino.
Fica muito delicioso e é uma ótima opção para usar no lugar de pastas industrializadas, como cream cheese. Dá para passar no pão integral, no pão sírio, wraps, bolachinhas de arroz e até comer junto com a comida na hora do almoço. É super nutritivo, dá saciedade e tem bastante proteína. Tentem em casa e me contem o que acharam!