DELI, CULTURA E LOUCURA NA CAPITAL DA ÍNDIA
Saímos de Curitiba no dia 6 de outubro, fizemos um voo de 40 minutos até SP, esperamos algumas horas e depois fizemos mais um voo de 15 horas para Dubai. Chegando em Dubai, esperamos mais 6 horas e voamos por mais 4 horas até Deli. Não sei se a conta bateu, sou de humanas, só sei que nosso trajeto demorou mais de 32 cansativas horas. Por conta de todos os fusos, chegamos de manhã, então já começamos emendando a nossa chegada com muita programação.
Conhecendo Deli
Primeiro visitamos Bangla Sahib Gurudwara (maior templo sikh da cidade) e sua cozinha, que oferece 10.000 refeições gratuitas para pessoas de qualquer religião ou casta. Também passamos pelo Red Fort e fomos conhecer Nova Deli, com suas avenidas largas e arquitetura colonial inglesa, incluindo o Parlamento e a Porta da Índia. No dia seguinte visitamos a Jama Masjid, segunda maior mesquita do mundo, passeamos a pé pelas ruelas da cidade velha e fomos conhecer o Raj Ghat, Memorial a Mahatma Gandhi. No final do último dia, visitamos Qutab Minar, a Torre da Vitória. Sugiro que vocês estudem um pouco sobre cada lugar antes de irem, ainda mais se optarem por não contratar um guia.
Salaam Baalak Trust City Walk
No dia seguinte fizemos um walk tour chamado Salaam Baalak Trust. Esse passeio é uma caminhada de 2 horas pela cidade, guiada em inglês por crianças que costumavam viver nas ruas. Essa experiência é uma ótima imersão cultural e você ainda ajuda a instituição, que só consegue resgatar tantas crianças graças ao turismo. Durante o passeio eles explicam sobre a realidade da Índia e sobre as milhões de pessoas em situação de miséria, a maioria envolvida com drogas. O passeio é um choque de realidade, é muita tristeza e muita pobreza, mas também tem muita esperança.
Aula de Culinária e jantar típico
Nós adoramos fazer esse tipo de imersão durante as nossas viagens, é muito bom para conhecer a fundo a cultura do lugar e não existe forma melhor de fazer isso do que experimentando a gastronomia local. O curso era de culinária indiana e vegetariana e quem deu a aula foi a Neha, que oferece essa experiência na própria casa da família. Aprendemos a fazer mais de 8 pratos diferentes, entre eles: pães tradicionais, legumes com curry, batatas e muitos molhos. Depois de fazer, sentamos para comer. Comemos, bebemos cerveja indiana e conversamos muito sobre viagem. Foi incrível!
Os indianos são muito pacíficos e bondosos. Conhecemos pessoas incríveis. Percebi que, apesar da situação do país, eles seguem cheios de esperança e ensinamentos de felicidade. Eles levam a religião (hinduísmo) muito a sério e isso faz com que eles tenham fé e não desanimem. Se tem uma lição que podemos aprender com eles é dar valor para as coisas simples da vida. A Índia é um país de muita história e muita perda, um país que foi explorado por muitos outros e agora tenta se reerguer.
Depois de Deli, seguimos viagem para mais de 10 cidades no Rajastão, estado que faz fronteira com o Paquistão. Continue acompanhando para saber tudo!