COMO PLANEJAR UMA VIAGEM PELA ÍNDIA

por | jan 19, 2017 | Índia

Quem acompanha o meu insta sabe que passamos o mês de outubro viajando pelo norte da Índia e pelo Rajastão. Fomos para mais de 12 cidades diferentes e passamos até pela fronteira com o Paquistão! Hoje separei algumas dicas que devem ser levadas em consideração a partir do momento em que você decidiu ir para esse país tão lindo e tão diferente do nosso. Ir para a Índia não é tão simples como ir para os Estados Unidos ou para a Europa, existem muitas diferenças culturais e o processo é diferente. São dicas simples, mas que podem te ajudar muito na hora de planejar uma viagem como essa.

Remédios

Um mês antes de viajar eu fui consultar um infectologista e me preparei para todas as situações. A Índia já tem uma fama não muito boa nesse quesito, então achamos melhor prevenir. Levamos probióticos para tomar todos os dias depois do almoço, remédios para dor de cabeça, febre, enjoo, e principalmente, antibióticos em caso de infecção alimentar.

Roupas apropriadas

A Índia possui uma cultura muito diferente da nossa e lá é costume que as mulheres andem pelo menos com ombros e pernas cobertas. O clima é muito quente, então levem roupas leves. Os homens também costumam andar com calças compridas e camisas de manga, então é bom ter essa opção. Apesar de não ser obrigatório, quando viajamos tentamos nos inserir na cultura do lugar. O Dan usou bermuda todos os dias por conta do calor e eu as vezes não aguentava e tirava o lenço do ombro. Levei várias saias longas e calças largas, para usar com cropped e lenço, a barriga pode ser exibida a vontade, o lance é com o ombro e com as pernas mesmo! Não esqueça de levar sapatos confortáveis e fáceis de tirar, pois em muitos templos é proibido a entrada com calçados.

Lanchinhos

Como nós já tínhamos o nosso roteiro definido há muito tempo, sabíamos que íamos passar a maior parte do tempo fora do hotel ou em viagens de carro e trem, então decidimos levar lanchinhos daqui. A gente levou mais de 30 pacotinhos da Best Berry com diversas opções saudáveis e gostosas. Esses lanchinhos salvaram nossa vida durante as viagens de carro que fizemos durante o roteiro do Rajastão!  Melhor decisão, não precisamos fazer nenhuma refeição na rua ou em beira de estrada e matava a fome até chegar no próximo hotel.

Assistência Local

Nós tivemos todo o apoio de uma empresa que escolhemos para planejar a nossa viagem completa, a Indo Asia Tours. Tínhamos o nosso motorista e um guia particular em cada cidade, pode parecer um serviço caro, mas não é e vale muito a pena. Nos sentíamos muito seguros em saber que tinha alguém esperando por nós, sempre super pontuais e com o melhor atendimento! Conheço muita gente que foi independente e, com certeza, é bem mais difícil. Claro que tem suas vantagens ir por conta, mas nós preferimos fazer da forma mais segura já que íamos para um país tão longe e tão diferente do nosso.

A Indo Asia Tours enviou uma lista com várias dicas para a gente planejar nossa viagem da melhor forma possível!

O que levar

• Medicamentos de uso pessoal;
  • Absorventes íntimos e lenços umedecidos;
  • Gel para desinfetar as mãos;
  • Artigos de toillete;
  • Traje de banho conservador;
  • Casaco para usar em locais com ar condicionado e no avião;
  • Sandálias ou calçados fáceis de tirar;
  • “Meia de avião” para entrar em templos;
  • Pochete;
  • Mochila pequena para o dia a dia;
  • Boné;
  • Óculos de sol;
  • Máquina fotográfica;
  • Livro para ler no avião/aeroporto;
  • Cadeado para malas;
  • Etiquetas com identificação e fitas coloridas nas malas para reconhecimento nos aeroportos;
  • Guarde tudo de valor (passaporte, dinheiro, passagem) num money belt, na cintura;
  • Cópia do passaporte e da passagem.

Cuidados com alimentação

• Sempre descasque as frutas antes de comer;
  • Não coma salada crua;
  • Jamais use gelo nas bebidas (nunca saberá a procedência da água);
  • Confira sempre se a água mineral está lacrada;
  • Bebida alcoólica não é comum e, em alguns Estados, prevalece a Lei Seca;
  • Normalmente não há carne bovina na Índia. Frango, peixe e carneiro podem ser encontrados em restaurantes descritos como non-veg. (não vegetariano);
  • Frutas secas, nozes e castanhas encontram-se nos mercados e podem ser um bom descanso ao seu estômago. São excelente fonte de proteínas, assim como o queijo, o ghee (manteiga) e o iogurte, presentes em quase todas as refeições.

Filmes e Livros para se inspirar

Filmes:

• Missão Kashimir
  • Asoka
  • Casamento à Indiana
  • Quem quer ser um milionário?
  • O Exótico Hotel Marigold

• O Sari Vermelho – Javier Moro
  • Paixão Índia – Javier Moro
  • Por amor a Índia – Catherine Clement

Gostaram das dicas? No próximo post vamos contar quais foram os nossos lugares preferidos nessa viagem de 22 dias! Se quiserem tirar dúvidas ou sugerir algum assunto para os próximos posts, fiquem à vontade. <3

Veja todo os posts da Índia aqui!