Em dezembro de 2021, fui passar uma semana em Paris para pesquisar referência para o meu café. Para quem não sabe, eu tenho um restaurante que serve café da manhã o dia todo sem nada de origem animal, o Mornings. Achei uma promoção e fui com o meu namorado passar uma semana lá passeando e comendo brunch (nada mal). Amo viajar por diversos motivos, e um deles é o repertório que as viagens me dão em relação a tudo: cultura, gastronomia, diversidade. Sempre pesquiso referências para pegar inspirações e vi que Paris era uma cidade com muitos cafés especializados em brunch, então como apareceu a oportunidade, decidimos ir pra lá.

Quando ir para Paris

Fomos na primeira semana de dezembro por conta da promoção, mas não recomendo muito essa época. Estava bem frio e chuvoso, algo entre 2 e 8 graus. Conseguimos aproveitar do mesmo jeito, mas claro que a experiência teria sido melhor com sol e um pouco mais de calor. A cidade é linda e charmosa em qualquer época do ano, mas se quiser escolher quando ir a Paris levando em consideração o clima, vá na primavera (de abril a junho) ou no outono (de setembro a novembro).

O que fazer em Paris

No primeiro dia demos muita sorte porque apesar do frio, estava sol, então conseguimos andar o dia inteiro. Fizemos a maioria dos pontos turísticos mais famosos a pé, a cidade é plana e bem fácil de andar. Saímos sem rumo entrando em cafés e tentando descobrir lugares no caminho, eu amo fazer isso!

Montmartre

Começamos conhecendo o bairro mais famoso e boêmio de Paris, Montmartre. Famoso por sua atmosfera boêmia, pela Basílica de Sacré-Cœur e pela vibrante vida artística.

Montmartre é um bairro histórico e boêmio localizado no 18º arrondissement de Paris. Conhecido por suas ruas pitorescas, e vibrante vida noturna, Montmartre tem um charme especial que atrai tanto moradores quanto visitantes. Uma das atrações mais famosas de Montmartre é a Basílica de Sacré-Cœur, situada no topo da colina mais alta da cidade. A basílica é um marco para a cidade, foi construída seguindo a linha de arquitetura romano-bizantina e tem uma cúpula branca que domina o horizonte parisiense. Além de ser uma referência arquitetônica, a Basílica de Sacré-Cœur oferece uma vista panorâmica maravilhosa da cidade.

Montmartre também é conhecido por seu passado artístico. No final do século XIX e início do século XX, o bairro atraiu muitos artistas famosos, como Picasso, Van Gogh, Renoir e Toulouse-Lautrec. A atmosfera boêmia e a beleza romântica de Montmartre inspiraram esses artistas a criar algumas de suas obras mais famosas. Hoje em dia, ainda é possível sentir essa atmosfera artística ao caminhar pelas ruas estreitas, visitar galerias de arte e ver artistas de rua exibindo seus trabalhos na Place du Tertre.

Outra atração popular em Montmartre é o Moulin Rouge, um famoso cabaré conhecido por seus shows de cancan e seu ambiente exuberante. Fundado em 1889, o Moulin Rouge ainda é um ícone parisiense e um local de entretenimento noturno.

Além disso, Montmartre é um bairro cheio de cafés charmosos, restaurantes aconchegantes, lojas de antiguidades e lojas de roupas. Também há uma variedade de bares, clubes e cabarés onde você pode aproveitar a noite parisiense.

Passeio pelo Rio Sena

O Rio Sena corta a cidade de Paris e é uma delícia fazer uma caminhada pelas margens do rio e aproveitar as áreas ao ar livre e parques em volta. Sentar em um gramado e fazer um piquenique é a programação perfeita para um dia de sol. Para quem quiser fazer um passeio de barco, tem vários cruzeiros disponíveis que percorrem o rio, permitindo que você admire os principais monumentos e pontes de Paris, como a Torre Eiffel, a Catedral de Notre-Dame, o Museu do Louvre e a Pont Neuf. E à noite, o rio fica ainda mais lindo com as margens iluminadas e os monumentos brilhando.

Torre Eiffel

Como falar de Paris sem falar da Torre Eiffel? A torre é o símbolo mais icônico de Paris. Projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel, foi inaugurada em 1889 para a Exposição Universal. A estrutura de ferro tem 324 metros de altura e foi a mais alta do mundo na época de sua construção. Você pode subir até o topo da torre para apreciar uma vista panorâmica deslumbrante de Paris. Nós não fizemos isso porque tínhamos pouco tempo e queríamos aproveitar que o dia estava bonito para conhecer mais lugares.

A gente pode já ter visto fotos da torre milhões de vezes, mas ver ao vivo é realmente impressionante. Não é a toa que é o ponto mais conhecido da cidade, e um dos pontos turísticos construídos pelo homem mais famosos do mundo.

Marais

O Marais (pronúncia: Marré) é um bairro histórico e elegante localizado na margem direita do Rio Sena. Ele é conhecido pelas suas ruas charmosas, arquitetura preservada e rica herança cultural, e é um destino imperdível para quem visita a cidade. Passear pelas ruas estreitas do Marais é uma experiência em si, você vai encontrar mansões particulares e edifícios históricos bem preservados que contam a história do bairro. Além disso, o Marais é um centro cultural, você vai encontrar diversos museus e galerias de arte para apreciar, como o Musée Picasso, o Centre Pompidou e o Musée Carnavalet.

Pra quem gosta de fazer umas comprinhas, o Marais também é um paraíso cheio de butiques, lojas de design exclusivas, de antiguidades e de decoração. O bairro também oferece uma MUITAS opções de restaurantes, bistrôs e cafés, onde você pode provar pratos deliciosos da culinária francesa e internacional. A comunidade judaica é bem forte lá e você encontra muitos restaurantes com comidas típicas. Por sinal, fomos em um restaurante de falafel que é famoso por ser o melhor falafel de Paris, o L’As du Fallafel. Pegamos uma fila na chuva, mas valeu a pena! Era realmente muito bom.

Quarter Latin

O Quartier Latin, localizado no 5º arrondissement de Paris, é um bairro icônico e cheio de história. Conhecido por sua atmosfera boêmia e intelectual, é lar de prestigiadas instituições acadêmicas, como a Sorbonne e o Collège de France, mantendo uma ativa vida estudantil. Tem cafés e bistrôs muito charmosos, como o Café de Flore e o Les Deux Magots, que atraem os visitantes para uma típica experiência parisiense. Além disso, o bairro é um paraíso para os amantes da literatura, com diversas livrarias e sebos, oferecendo uma variedade de títulos e obras literárias. O Quartier Latin também abriga o belo Jardin du Luxembourg, onde as pessoas podem relaxar e aproveitar a tranquilidade dos seus jardins. Com sua rica herança arquitetônica e vida noturna animada, o Quartier Latin é um dos destinos imperdíveis em Paris, combinando cultura, história e modernidade.

Nós fomos passear por lá durante o dia, ficamos tomando vinho em um café perto da universidade e mais tarde fomos jantar em um restaurante vietnamita. Estava incrível e valeu o passeio, o bairro realmente é muito legal!

Versalhes

Mesmo sendo em outra cidade, Versalhes fica nos arredores e o acesso é muito fácil saindo de Paris. Originalmente era uma vila modesta, que se transformou no grandioso Palácio de Versalhes durante o reinado do Rei Luís XIV, no século XVII. Sua construção majestosa, com magníficos jardins paisagísticos, foi o centro político do país e símbolo do poder absoluto da monarquia francesa. Hoje, a apenas cerca de 20 km de Paris, é possível chegar a Versalhes em 30 minutos por meio de trens rápidos RER C a partir da estação central de Paris. Os ingressos para visitar o Palácio variam de acordo com o tipo de visita (Palácio, Jardins e Domínio de Maria Antonieta) e com a época do ano, vale a pena dar uma conferida e comprar com antecedência para garantir.

No dia que fomos estava MUITO frio e chovendo, então os jardins estavam fechados e o clima atrapalhou um pouco o passeio. Mas valeu a pena de qualquer forma, conseguimos conhecer os palácios e realmente foi uma experiência única.

Clique aqui para reservar um passeio completo por Versalhes

Onde se hospedar em Paris

Paris é dividida em 20 arrondissements, que são distritos municipais numerados de 1 a 20, organizados em espiral a partir do centro da cidade. Cada arrondissement tem suas próprias características, atrações e atmosfera distintas, então você pode escolher a região de Paris que mais combina com você e com o seu estilo de vida.

Seguem os principais arrondissements de Paris com as suas respectivas características:

1º ao 4º Arrondissements: Localizados no coração de Paris, esses arrondissements abrigam muitas atrações famosas, como o Louvre, a Catedral de Notre-Dame e o Centro Pompidou. É uma área histórica com ruas charmosas e edifícios icônicos.

5º Arrondissement (Quartier Latin): Conhecido por ser o bairro dos estudantes e das universidades, abriga a Sorbonne e é uma área animada com cafés, livrarias e vida noturna.

8º Arrondissement: Um bairro elegante com a famosa avenida Champs-Élysées, boutiques de luxo, hotéis de prestígio e o Arco do Triunfo.

9º Arrondissement: Uma área diversificada, abriga a Ópera Garnier e o movimentado bairro de Pigalle, conhecido por seus bares e vida noturna.

18º Arrondissement (Montmartre): Um bairro boêmio com atmosfera romântica e artística, famoso pela Basílica do Sacré-Cœur e pelas ruas pitorescas.

Os outros arrondissements também têm suas próprias características interessantes e atrações únicas. Cada distrito oferece uma experiência diferente, e explorar Paris por seus arrondissements é uma ótima maneira de descobrir a diversidade e a riqueza cultural da cidade.

Nós ficamos hospedados no Hotel Elysees Opera, no 8º Arrondissement, e foi maravilhoso! Fizemos quase tudo a pé e estávamos a minutos de distância de Montmartre, que é um bairro super legal para passear. O hotel tinha um ótimo custo benefício, o quarto tinha uma vista bonita típica de Paris, era pequeno, mas bonito e muito limpo. Ficaria novamente e recomendo o hotel e a região também!

Clique aqui para reservar um hotel nas melhores regiões de Paris

Apesar do clima não ter colaborado, passamos 7 dias lindos em Paris. É uma cidade maravilhosa com muita coisa pra fazer, quero voltar um dia na primavera ou no verão para aproveitar mais ao ar livre.

Salvei tudo nos meus destaques se vocês quiserem conferir os passeios, lugares que eu visitei e refeições que eu fiz!